Marketing: conjunto de técnicas interdisciplinares que permitem a uma empresa a conquista de mercados rentáveis.
Função do Marketing: a função do marketing a curto prazo poderá ser a de adaptar as necessidades dos clientes e consumidores aos bens e serviços existentes enquanto que a sua função a médio e longo prazo deverá ser a de adaptar os bens e serviços às necessidades dos clientes e consumidores.
Conceito:
Antes: Fazer com que os clientes comprassem os produtos. Esforço na Venda. Lucro obtido no volume de vendas. Setor de Vendas era responsável pelo marketing.
Agora: Fabricar o produto que o cliente deseja. Esforço no Projeto do Produto. Lucro obtido na satisfação do cliente. Marketing Integrado. Orientada para o mercado em vez dos produtos.
Vantagens do novo conceito de marketing:
- Gestão desde o topo voltada para as necessidades dos clientes.
- Maior facilidade na identificação de necessidades
- Produto mais adequado ao uso
- Consegue-se coincidir os interesses da empresa com os da comunidade
Evolução Histórica:
- A procura excede a oferta. A empresa funciona em circuito fechado, voltada unicamente para os seus problemas técnicos e administrativos.
- A oferta desenvolve-se para produzir mais. A empresa busca captalizar-se no mercado financeiro para assegurar o seu desenvolvimento.
- Oferta igual a procura devido ao crescimento das empresas atuais e surgimento de outras. Por causa disso, os produtos não se escoam por eles mesmos. A empresa vê-se obrigada a atuar sobre o mercado de consumo por intermédio de sua função comercial.
- Oferta excede a procura. Produtos diferenciados em termos de qualidade. A empresa passa a preocupar-se de forma integrada a satisfazer as necessidades dos consumidores. Surge então o Marketing.
Miopia em Marketing: Theodore Lewitt
"A razão pela qual erraram na definição do seu ramo de negócio foi o fato de estarem com o espírito voltado para o setor ferroviário e não para o setor de transportes: preocupavam-se com o produto em vez de se preocuparem com o cliente"
Ciclo auto-ilusório de grande ascensão:
- Crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento
- Crença de que não há substituto para o produto.
- Fé exagerada na produção em massa e queda rápida dos custos unitários.
- Preocupação com um produto que se presta à experiência cintífica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução de custos.
Nova Economia: Marcos Telles
- O melhor não é o mais caro e sim o mais barato (Software Livre)
- O mais valioso não é o mais escasso e sim o mais abundante
(MSN melhor que ICQ por que tem mais usuários)
- Indefinição das fronteiras entre produto/serviço
- Pode-se trabalhar os nichos d mercado graças ao desenvolvimento da comunicação.
- Maior importância à inovação (de caráter multidisciplinar – Apple, Google)
- Ter lucro operacional não é o mais importante
- Faz sentido criar empresas apenas para serem vendidas
Marketing Industrial x Marketing de Consumo:
O marketing industrial tem características muito mais complexas.
- A grande diferença é que quem compra é uma empresa. Com quem vamos falar?
- Compras com dimensões estratégicas
- Compra multidimensional (compra-se técnica, garantia, prazos de entrega, formas de pagamento, descontos pr quantidade, confiabilidade, etc.)
- Maior risco
Processo de Compras: interações habituais do conjunto dos indivíduos/organizações que podem ter uma influência direta ou indireta na escolha feita pelo comprador.
Fases: - Reconhecimento de uma necessidade (agente: iniciante)
- Especificações preliminares/definitivas (agente: prescritor)
- Cotação / Análise de Cotação (função do departamento de compras)
- Escolha de um procedimento de compra. (agente: decisor)
- Controle e avaliação. (gestão)
- Utilização do produto (agente beneficiário: consumidor/utilizador)
Mercado Primário/Mercado Derivado
Mercado Primário: consumidores finais
Mercado Derivado: clientes imediatos (revendedores, atacadistas...)
Gama de produtos:
Largura: mouse com fio, mouse sem fio
Profundidade: mouse sem fio por infravermelho, por radiofreqüência, por bluetooth...
Fatores a analisar ao decidir sobre abandonar um produto:
- Lucro Global
- A reação dos clientes e distribuidores
- A imagem da empresa sofrerá algum dano?
- A influência nos outros produtos da mesma gama
Matriz BCG (Boston Consulting Group): é um modelo para análise de portfolio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Para garantir a criação de valor a longo prazo, a empresa deve ter um portfolio de produtos que contenha tanto mercadorias com altas taxas de crescimento no mercado (que precisam de investimentos) e mercadorias com baixo crescimento (que geram receita). Tem a vantagem de não apresentar uma só estratégia para todos os produtos.
- Em questionamento (também conhecido como "ponto de interrogação" ou "criança-problema"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois proporciona pouco retorno devido a exigir investimentos e ter baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois de tornar um "abacaxi".
- Estrela: exige grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receita. Ficam freqüentemente no equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode virar uma "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
- Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa devem ser altos. Como o crescimento do mercado é baixo, poucos investimentos deverão ser exigidos. Pode ser a base de uma empresa.
- Abacaxi (também conhecido como "cachorro", "vira-lata" ou "animal de estimação", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados em uma empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível a recuperação, senão desista do produto.
Algumas desvantagens deste modelo são:
- alta participação de mercado não é o único fator de sucesso;
- crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade de um mercado;
- às vezes um "abacaxi" pode gerar mais caixa que uma "vaca leiteira".
Segmentação de Mercado:
Segmento: grupo de consumidores com necessidades semelhantes
Marketing Concentrado:
Segmentação Única: empresa concentra todos os recursos num único nicho do mercado. Um ou dois segmentos.
Marketing Diferenciado:
Segmentação Múltipla: a empresa tem vários planos de marketing diferenciados para os segmentos escolhidos. Muito mais complexa.
Marketing Não Diferenciado:
Marketing de Massas: um único programa de marketing para um grupo numeroso e indiferenciado de pessoas com o objetivo de aumentar as vendas. Consumidores com necessidades muito parecidas em relação ao produto. Hoje em dia, o uso dessa técnica está em declínio pelos seguintes motivos:
- Aumento da concorrência. (Tipo de Estratégia Mais vulnerável à concorrência)
- Aumento da procura ao criar produtos diferenciados
- Desenvolvimento da investigação do mercado
- A rentabilidade é possível mesmo quando se dirige a pequenos grupos
Tipos de segmentação:
- Sócio-Econômica
- Geográfica
- Personalidade
- Comportamento
Ex: segmentação por idade, por renda, por idade e por renda...
Ao se fazer a estratégia de segmentação, deve-se observar os seguintes fatores:
- Consistência com os objetivos de empresa e seus pontos fortes
- Nível de concorrência, dimensão e rentabilidade do segmento alvo.
- Concordância com os canais de distribuição e imagem da empresa.
Condições para uma segmentação eficaz:
- Critério Mensurável: que seja possível obter as informações através de uma pesquisa
- Critério Acessível: q a empresa possa concentrar seus esforços no segmento escolhido
- Critério Substancial: segmentos suficientemente importantes param serem divididos.
População Total - 100% | |||
Mercado potencial | Não Consumidores Absolutos | ||
Mercado Atual (Primário) | Não Cons. Relativos | ||
Fatia da Empresa | Concorrência |
Vantagens da segmentação:
- Melhor colocada para descobrir e comparar a oportunidades de marketing.
- Distribuição dos recursos de forma eficiente
- Melhor ajuste do produto e técnicas de marketing (através da diferenciação)
Serviços:
- Serviços Base (vocação da empresa)
- Serviço Periféricos
- Facilitadores (Permitem a prestação do serviço base)
- Diferenciadores (Plus). Obs: ao serem copiados pelas outras empresas,
se torna um serviço base.
Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação (conjunto dos elementos de ação que o gestor pode alterar para otimizar a saída de produtos para o seu mercado).
Marketing-Mix em função das fases do ciclo de vida:
Fases: | Lançamento | Crescimento | Maturidade | Declínio |
Características: | Crescimento lento | Rápido | Estagnação | Declínio |
Objetivos Estratégicos: | Divulgar o produto | Desenvolver a procura | Manter a Fidelidade | Desfazer-se do investimento |
Produto: | limitado ao segmento mais receptivo | aumento da produção | modificação no produto | redução da produção. |
Preço: | Elevado | Mantém | Baixo | Mínimo |
Distribuição: | Limitada e Seletiva | Aumento dos Canais | Eliminar Ptos de Venda | Seletiva |
Elementos Conjunturais que podem influenciar os resultados comerciais: elementos naturais, tecnológicos, sócio-culturais, econômico-financeiros, jurídicos...
Estratégia:
Estratégias: caminho para se atingir determinado objetivo. Ex: desenvolver uma nova gama de produtos.
Tática: ações ao nível de cada elemento do marketing-mix. Ex: fazer uma ofensiva promocional sobre um região para não deixar distanciar a concorrência.
Metodologia na Elaboração de uma Estratégia:
- Análise profunda dos mercados
- Julgamento das informações em limitações e oportunidades
- Julgamento das forças e fraquezas da empresa/produto estudado.
- Escolha do Mercado Alvo/Segmento
- Elaborar primeira versão dos objetivos.
- Definição das ações/alternativas (diminuir as fraquezas, aumentar os ptos fortes)
- Eficácia/Eficiência: avaliação das alternativas
Como conceber uma estratégia de conquista de mercados
1 – Informações necessárias na área comercial: tem por objetivo colocar o decisor em condições de avaliar antecipadamente os efeitos que estas decisões terão nas vendas. A avaliação depende da natureza e da evolução dos elementos referidos.
- Meio Ambiente: elementos externos à empresa
- Concorrência: o desenvolvimento das vendas se dá muitas vezes por recuo dos concorrentes que por alargamento do mercado.
- Mercado: segmentos, conhecimento dos compradores, prescritores...
2 – Pesquisa, análise, avaliação
3 – Conquista: escolha do mercado alvo e um posicionamento favorável e diferenciado.
4 – Formalização da estratégia sob a forma de um plano (detalhamento, cronograma, orçamento...)
Fontes de Comunicação: Emalagem, Vendedores, Publicidade, Promoção, etc.
Estratégias Push/Pull
Push: empurrar o produto par o mercado através dos distribuidores
- Trade marketing
- Esforço na distribuição e força de vendas
- Resultado a curto prazo
- Sem feedback
- Distribuição seletiva
Pull: fabricar o produto que o cliente necessita
- Consumer marketing
- Atração dos consumidores
- Distribuição larga e extensiva
- Feedback do usuário
- Ênfase na comunicação (publicidade)
- Investimento a médio e longo prazo
Dúvidas:
Ad-Hoc
On Going
Canibalismo
Produto Barreira à Concorrência
Servucção
Servqual: avalia o grau de satisfação do cliente relacionando a qualidade do serviço percebido com 4 gaps críticos.
Marketing Externo – Relacional – Interno
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